segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Introdução


Não sou nenhuma estudiosa ou perita no assunto, sou apenas uma professora que teve o privilégio de receber um aluno com uma síndrome peculiar e pouco difundida entre as pessoas, a Síndrome do X frágil, que é provocada pela mutação de um gene, o FMR-1, presente no cromossomo X que causa geneticamente o retardo mental mais comum. Também chamado de Síndrome de Martin & Bell, foi descoberta em 1991, por pesquisadores franceses, holandeses e australianos.

Diante dessa falta de informação, de artigos e matérias em revistas que atendam as expectativas de um público leigo, ou mesmo estudos científicos, enfim, algo sobre o assunto que possibilitasse a população em geral saber o que é esta síndrome, decidi então, criar um blog para postar as minhas experiências e estudos sobre o caso. Tomei essa decisão porque com o passar do tempo fui me apaixonando pelas descobertas e realizações do aluno, em ver o entusiasmo de alguns professores em tentar ajudar, nas práticas pedagógicas adotadas e direcionadas a este aluno, formulando estratégias, criando técnicas para que o nosso querido X tivesse um aprendizado significativo, diferente daquele tratamento hostil que recebera em outros colégios, e por outras pessoas e educadores que passaram na sua curta vida de criança.

Quando o X chegou até nós, a atitude foi a de tratá-lo como mais um aluno novo, um calouro, mas que necessitava de uma atenção especial, um aluno de inclusão e não exclusão, portanto foi recebido na escola da maneira mais natural possível, atendendo suas limitações, mas não o menosprezando por isso, afinal todos nós somos limitados dentro da grande magia que é a especificidade humana.

Os demais alunos foram orientados e preparados para receberem o novo colega. Fizemos uma roda da conversa, que fluiu muito bem. Realizamos explicações sobre a síndrome, características, limitações, mas sempre mostrando que assim como o novo aluno, eles também tinham as suas especificidades, os seus limites, com a diferença de que essas suas especificidades e limites eram mais comuns do que a de uma criança que nasceu com essa síndrome.

Bom, o blog será atualizado semanalmente, contendo informações sobre a aula dada, resultados esperados e obtidos e observações feitas durante as aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário