segunda-feira, 31 de agosto de 2009

1ª Aula



Antes de começar a postar minhas experiências com as aulas, é importante dizer que sou professora de informática e essas aulas com o X são para complementar e auxiliar na alfabetização, principalmente porque percebemos que ele adora computador.
As aulas duram 50 minutos e são dadas no período da tarde.
O aluno tem 12 anos e está no 5º ano.

A primeira aula foi uma experiência para conhecê-lo, saber o que ele costuma fazer no computador quando está em casa, quais programas usa, se entra na internet, em que sites entra... Enfim, quando ele chegou na sala disse que era pra ficar a vontade e agir como se estivesse em casa, pra usar o computador como ele custuma usar em casa.

A primeira coisa que fez foi entrar na internet, porém algo o incomodou, descobri que na casa dele a página inicial do internet explorer é o Google, e na escola entramos com o Terra, diante desse incômodo expliquei o que estava acontecendo, e apesar das diferenças de computador pra computador sozinho ele entrou no Google, digitou o que queria e entrou no jogo do Mário, também com algumas diferenças, mas todas foram superadas por ele.

O tempo foi passando e pude perceber que ele não consegue passar muito tempo, mais de 10/ 20 minutos fazendo a mesma coisa, acredito que o tempo de concentração para uma atividade deve ser mais ou menos esse, por isso deve ser importante ir mudando as atividades para que não se sintam cansados.

Passados uns 15 minutos decidi mudar de atividade.
Após a aula de informática X tem aulas de apoio à leitura e escrita, algumas dessas aulas são feitas com folhinhas de atividade para completar lacunas de palavrinhas. Essas folhinhas são feitas por mim no computador, tive a ideia de trazê-lo para dentro dessa atividade, de modo que ele pudesse fazer total parte dela, tanto na resolução, quanto na confecção.

Auxiliei-o então a pesquisar imagens para ilustrar as folhinhas, e sozinho ele teve a iniciativa de entrar no Google – imagens. Foi digitando as palavrinhas que fui ditando, escreveu todas, com a única dificuldade de vez ou outra inverter as letras nas sílabas, por exemplo: GALO - GAOL, isso aconteceu principalmente nas últimas sílabas.

Faltando uns 10 minutos para terminar a aula propus a ele uma atividade no Paint, onde ele fez um desenho da escolha dele, imprimiu, escreveu o nome a mão e levou para a mamãe.
Fez o desenho, mas percebi que Paint não é sua atividade preferida, talvez porque não tenha sido bem desenvolvida sua coordenação motora fina, vou preparar algumas aulas de Paint para trabalhar no aperfeiçoamento dessa área, pois acredito que isso o ajudará na hora de escrever.

Fim da 1ª aula.

2 comentários:

  1. Priscila, sua interação com o aluno é emocionante.Você está no caminho certo. Pesquise as atividades e faça com que ele participe deste processo. Tenha certeza que você é a grande aprendiz desta relação. Bjo. Sílvia

    ResponderExcluir
  2. Que fofa, você!
    E ainda diz que meu texto tem sensibilidade...
    Imagine esse blog, entao!
    Beijos, querida, amei também!

    ResponderExcluir